ATENÇÃO: IV Visita de Dalai Lama ao Brasil, em setembro de 2011 - www.dalailama.org.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A água é nossa parente

Num fórum realizado sobre a água em São Paulo, um índio falava que devemos tratar a água como um parente. Negligentes que estamos, não ouvimos nem aos índios, nem aos ambientalistas, Ongs e outros alarmes, e então a água - a própria - veio fazer uma visita à família. Foi muito bom quando um repórter, mostrando o lamaçal e o lixo espalhados pela Praça da Bandeira, após o dilúvio aqui no RJ, lembrou aos membros desse enorme clã que "as mesmas pessoas que jogaram o lixo no boeiro são as mesmas prejudicadas, hoje, pelo lamaçal e sujeira." Pois sim, é causa e conseqüência, é direto, a natureza é dinâmica, segue seu fluxo, seu rumo. Não vai te perguntar quanto tempo levou para construir o barraco e pra pagar a prestação da tv; se estiver no caminho dela, vai junto morro abaixo. Isso porque ela não leva em consideração a individualidade do barraco - ela veio fazer o que tinha de fazer e pronto: uma limpeza em massa, uma chamada de atenção, um "alô" pra todo mundo. Essa chuva veio também pra varrer a poluição mental que nos cega e não nos deixa sentir a vida na sua totalidade, nem tratar bem nossos parentes em comum: o ar, a água, a mata, a vida, os animais.

Papo místico que nada! Você consegue fechar a torneira da sua casa, mas você pára a chuva? Não! Ou seja... você não tem controle sobre o vento, a água, as marés, a temperatura... isso porque há vida nesses elementos, vida que merece o mesmo respeito que temos com nosso irmão, pais, amigos, animais, casa e carro... e que tratamos muito mal, pois estamos (e não somos) péssimos parentes, tá todo mundo precisando de ajuda terapêutica. E terapia de família.


Muitos sofrem porque o indivíduo não fez a sua parte: o governante, a dona de casa, o dono do botequim, o turista, eu e você. Somos parte de uma imensa engrenagem. Daí chega um tempo que algo assim, dramático, desproporcional e, aparentemente desumano, acontece.

Vamos reduzir a produção pessoal de lixo, encurtar o banho, separar o lixo, ter uma garrafa pra repor água, reformar uma roupa antiga, reutilizar, reciclar e assumir nossa responsabilidade individual sobre o todo!

É mais simples do que a nossa mente acomodada, imediatista e poluída, acredita.

Nenhum comentário: