ATENÇÃO: IV Visita de Dalai Lama ao Brasil, em setembro de 2011 - www.dalailama.org.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Coerência pessoal, um instrumento de transformação

"Um Mestre de Si Mesmo sempre se esforça para fazer as escolhas mais elevadas, tem um desejo ardente de servir aos outros e é sempre responsável pelas próprias ações." Chegou por email, agora.


Se somos nosso maior inimigo, como dizem, nada melhor do que se tornar Mestre de Si Mesmo e ter total consciência dos nossos atos, pensamentos e palavras, e de que somos os responsáveis por cada um deles e de suas conseqüências. Atos, pensamento, sentimento e palavras - já notaram que não dá pra ser responsável apenas por um só? Eu não posso pensar em alegria e agir com tristeza - não faz sentido. Não posso falar em suavidade e agir com grosseria - é demagogia. Claro que as coisas devem mudar uma de cada vez, mas a coerência daquilo que pregamos na mesa do bar, entre os amigos e família, na nossa terapia - tem de estar alinhada com aquilo que fazemos, e isso seria um grande exemplo de Mestria - coerência entre o agir e o pensar (sendo a fala aqui considerada uma ação).

Há um ano que trabalho em um espaço holístico onde cultivamos as boas palavras. Quando ouço um palavrão ou uma briga, isso soa tão agressivo quanto antigamente e parece que não faço mais parte desse mundo e vice-versa. E isso me fez ver o quão a prática é poderosa! Colocar em prática uma mudança pode ser desafiador, mas o resultado é gratificante, é um exercício de Mestria, pois você vai ter de deixar coisas de lado. São escolhas, inevitavelmente. Portanto, se você sente que há algum desajuste entre seus atos, pensamentos, sentimentos e palavras, veja por onde você pode começar a ajeitar as coisas e a realizar pequenas reformas íntimas. Escute seu coração e ele mostrará onde você está deficiente. Se não consegue ainda se conectar com seu coração mas sente que pode estar em desajuste, pergunte para aquelas pessoas mais próximas de você o que elas percebem de você, no que você pode melhorar e veja se imagem que elas tem de você é a mesma que você tem de você mesmo. Se for muito diferente em alguns pontos, atente para isso. Preste atenção nos seus pensamentos e palavras referentes a esse pequeno desajuste. Eleja apenas um ponto a ser modificado e você já terá bastante trabalho pela frente...

Luz e amor!
Vanessa

Nenhum comentário: