ATENÇÃO: IV Visita de Dalai Lama ao Brasil, em setembro de 2011 - www.dalailama.org.br

sábado, 30 de outubro de 2010

AUTOPRESERVAÇÃO

Algumas questões do cotidiano me fizeram pensar na causa do cansaço, estresse, falta de dinheiro, relacionamentos não correspondidos, doenças e toda a sorte de coisas das quais reclamamos na mesa do boteco.
Conclusão: da organização das contas a pagar à escolha do lazer no final de semana, tudo gira em torno da autopreservação. Manter a saúde, energia e humor em um bom estado é uma questão de prevenção. Fazer boas escolhas a partir de um profundo autoconhecimento nos leva a formação de pré-requisitos que guiam nossas decisões e organização pessoal. Assim:
Como organizar o dia pra caminhar duas quadras a menos entre as tarefas de banco, manicure, clientes pra visitar e supermercado. Como ser objetiva numa conversa de trabalho e principalmente como driblar com educação a pessoa que só rodeia, tomando nosso tempo.
Qual o pré-requisito pra escolher a atividade física que nos agrada pra que não seja fogo de palha? Quais as características da pessoa com quem queremos dividir nosso tempo e intimidade?  Você sabe quais são essas características? Deveria, pois vai te livrar de um monte de gente que não contribui pro seu objetivo, que é de ser feliz, plenamente feliz.
Preservar é prevenir, e com os requisitos e objetivos pra cada canto da nossa vida organizados e esclarecidos na mente – financeiro, profissional, afetivo, espiritual, físico – se ganha muito em qualidade de vida, evitando desperdício de envolvimento em situações não agregadoras. Dá pra perceber o resultado no fim do dia, na vitalidade, na pele, no peso, no sono. Nossas energias física, pisíquica, espiritual e emocional agradecem.
Fica o convite: monte a lista dos pré-requisitos e objetivos pra cada área da sua vida e veja onde você está sendo assertivo, indo direto ao ponto e onde você só está gastando energia à toa.
Faz muita diferença! Boa reflexão!

2 comentários:

ana morena disse...

Exatamente isso! Sempre fiz esses requisitos e,nunca ,nunca me arrependi.
Tomara possamos ser ,pelo exemplo de atitudes, seguidas.
BJOS!

Adriana Mangabeira disse...

YESSSSSSSSSSSSSSS!!!! Autovalor, coerência a partir de muita lealdade a si mesmo! Ufa! Já é um bocado de coisa, mas nem é difícil, é uma delícia escolher! BJK e parabéns linda!