ATENÇÃO: IV Visita de Dalai Lama ao Brasil, em setembro de 2011 - www.dalailama.org.br

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ACORDOS COM O FRACASSO (sobre antepassados)

Finados, dia pra lembrar dos antepassados. Família, genética, comportamento, cultura, convívio, educação. O poder que vem do nosso clã é evidente. E da falta de um clã, também, hoje pensei nos órfãos e meninos de rua. Quem são os seus finados?
Muitas visões nos servem para interpretar nossa família: Kardecismo, Constelações Familiares, Vidas Passadas. Todas muito úteis e que podem nos aliviar de uma atitude muito comum quando se fala em antepassados e família:  A CULPA.  A família, como a sociedade, os amigos e a escola, são grandes responsáveis pela nossa personalidade, mas viver a vida culpando a tribo genética pelas nossas dificuldades não vai nos levar à cura dessas questões.
Nossos antepassados, assim como nós, que também seremos antepassados em algum momento, podem ter feito seus contratos com o fracasso. E se nós estamos cumprindo esses contratos feitos há gerações? Pagando o pato, literalmente? Em nossa vida, agregamos pessoas e dizemos sim a tantas coisas sem refletir direito que vamos contratando todo tipo de energia, ilusões e dores sem sentirmos. Porém mais pra frente as conseqüências são inevitáveis. Com quem trocamos nossa energia, com quem estamos fazendo novos acordos? Karma não é só passado, é o que plantamos agora, também, pro futuro.
Uma avaliação sincera daquilo que não progride em nossas vidas faz nos darmos contas dos contratos, boicotes e puxadas de tapete que damos em nós mesmos, e uma busca sincera pela forma correta de quebrar esses contratos pode nos trazer de volta à vida plenamente feliz - direito nosso.
Honrar nossos antepassados, reconhecendo que todos somos humanos, erramos e aprendemos com isso, deixando a culpa de lado e focando na solução de tudo que nos prende às derrotas e à não-evolução: essa é a reflexão que proponho para esse dia de finados.
Quais contratos você quer enterrar hoje?
Bom final de feriado!
Ótima semana!

2 comentários:

Unknown disse...

Que bela reflexão, Vanessa!
Hoje é dia de honrar as memórias de nossos ancestrais, lembrando que amanhã serão os nossos descendentes que deverão ter belas histórias para nos honrar.
Por todas as nossas relações,
Liz

Adriana Mangabeira disse...

PERFEITOOOOOOOOOOOOO!!! Ótima reflexão! Como eu enterro todo dia, nem me lembrei rsrsrs. Boa! Pra exercitar... Hoje eu enterro a autocomiseração, assim como a conivência em ver em meu semelhante e não mostrar. Reverencio antepassados, a mim e a meu proximo, mas eu escolho não carregar comigo. Tiro agora da minha bagagem a autocomiseração e saúdo a abundância, perfeição, beleza, saúde, eu escolho escolher tudo, não excluir e agregar, compartilhar. Escolho o bom demais e é verdade ao bom demais pra ser verdade. É isso! Bjuuuuuuuu